Roteiros

Explore os nossos trilhos e roteiros...
Atividades e Aventura
Único nas suas características, o concelho de Torres Vedras oferece aos amantes da Natureza uma variedade de percursos passíveis de serem  percorridos a pé ou de BTT.
Ecovias
Torres Vedras – Foz do Sizandro – Santa Cruz – Porto Novo
Extensão máxima: 34km
Grau de dificuldade: médio/baixo
TORRES VEDRAS – FOZ
Neste momento a sinalização da Ecopista está em remodelação. Aconselha-se a navegação através de GPS.Em cerca de 19 quilómetros, esta ecopista liga o Parque Expotorres à Foz do Rio Sizandro. Utiliza na sua maioria amplos estradões bem compactados e com muito pouco desnível.Ao longo do percurso, que pode ser feito tanto a pé como de BTT dispõe de alguns locais de descanso e atravessa as localidades de Ribeira de Pedrulhos, Ponte do Rol, Bordinheira e Aranha que dispõem de cafés e outros estabelecimentos que podem dar apoio.
TORRES VEDRAS – SANTA CRUZ
Neste momento a sinalização da Ecopista está em remodelação. Aconselha-se a navegação através de GPS.Até ao quilómetro 16 o percurso é coincidente com a ciclovia que termina na Foz.Depois da derivação, o caminho continua a subir ligeiramente em direção à localidade da Praia Azul. Até Santa Cruz a ecopista percorre o topo das arribas, passando depois pelo aeródromo, terminando na entrada sul da localidade na estrada N247. Neste ponto inicia-se a ciclovia que une Santa Cruz a Porto Novo.
Ecovias
Eco-Caminho da Serra do Socorro
A construção do Eco-Caminho Turcifal/Serra do Socorro resultou da limpeza e alargamento de um acesso já existente, levado a cabo de forma a melhorar as condições de combate a incêndios naquela zona do concelho.
Com aproximadamente 5,7km, este Eco-Caminho passa por diversos pontos de referência como a Quinta do Manjapão, a Capela da Cadriceira e a nascente de água da Serra do Socorro. No âmbito desta intervenção foram ainda instalados três observatórios de aves e construído um Parque de Merendas.
Mais informações na página da Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira.
Percursos Pedestres
Com a recente inauguração do percurso PR11 TVD – Rota do Morango, o concelho de Torres Vedras passa a contar com 11 percursos de pequena rota e com os troços da GR11 Rota do Atlântico e GR30 Rota das Linhas de Torres.
Em 2017 a Câmara Municipal de Torres Vedras conta concluir o projeto de implementação de pelo menos um percurso sinalizado para a prática do pedestrianismo em cada freguesia do concelho.
Cada percurso é único nas suas características e podem ser percorridos tanto a pé como de BTT.
Além do traçado principal, na maioria dos percursos existem variantes que podem tornar o passeio mais acessível. Alguns têm troços comuns o que sugere uma combinação de dois ou mais percursos. As possibilidades são muitas.
Orientação
Pela sinalização no terreno – Painéis informativos nos pontos iniciais/finais e sinalização internacional para percursos pedestres. Tendo em conta a possibilidade de vandalismo (desaparecimento dos sinais) sugere-se veementemente a combinação deste método com os seguinte
Folheto desdobrável – Mapa e indicações úteis. Pode fazer o download na página do percurso ou solicitá-lo nos Postos de Turismo, Juntas de Freguesia, Câmara Municipal e estabelecimentos comerciais nas imediações dos pontos iniciais/finais.
GPS – Na página de cada percurso estão disponíveis os links para as plataformas GPSIES e WIKILOC onde é possível obter o traçado dos percursos nos diversos formatos de modo a viabilizar a navegação em dispositivos GPS ou através das respetivas aplicações em smartphone.